A Justiça voltou atrás e autorizou a realização do “Terra Viva Festival”, previsto para os dias 2 e 3 de maio, na zona rural de Pirassununga. A decisão foi proferida na tarde desta quinta-feira (30) e revoga a liminar anterior que havia suspendido o evento.
📱 Siga o O Movimento no Instagram
Na nova determinação, o magistrado afirma que, com base no artigo 296 do Código de Processo Civil, foi revogada a tutela de urgência que impedia a realização da festa. Com isso, perde efeito a ordem de suspensão do festival, que será realizado na Fazenda/Haras Bons Ventos.
A decisão ocorre poucos dias após uma liminar concedida no último domingo (26), que havia determinado a paralisação imediata de todas as atividades relacionadas ao evento, incluindo montagem de estruturas, organização logística e divulgação. À época, o entendimento judicial apontava possíveis irregularidades no ato administrativo que autorizou o festival.
= continua após a publicidade =

A ação foi proposta pelo advogado Carlos Alberto de Arruda Silveira. Na ocasião, o juiz entendeu estarem presentes os requisitos do artigo 300 do Código de Processo Civil e concedeu tutela de urgência. Também foram acionados órgãos como CETESB, Polícia Militar Ambiental e Corpo de Bombeiros para análise da situação.
Debate público e questionamentos marcaram o caso
A realização do evento já vinha sendo alvo de discussões públicas. Em audiência realizada na Câmara Municipal de Pirassununga, autoridades, moradores e organizadores debateram pontos como segurança, estrutura, licenças e impactos ambientais.
A organização do festival estima público de até 10 mil pessoas, com cerca de 6 mil ingressos já vendidos. Segundo os responsáveis, o evento contará com estrutura de atendimento médico, UTIs móveis, brigadistas e equipe de segurança.
Por outro lado, um dos principais pontos de preocupação levantados foi o possível impacto sobre animais, especialmente pela proximidade com o Canil Municipal. Representantes da causa animal alertaram para riscos relacionados ao som e à movimentação intensa na região.
A organização informou que realizou testes de som acompanhados por autoridades e que não foram identificadas alterações significativas nos níveis de ruído.
Evento volta a ser autorizado
Com a revogação da liminar, o festival está novamente liberado, e a decisão determina intimação urgente das partes, considerando a proximidade das datas.
O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, e o cumprimento das exigências legais permanece sob atenção dos órgãos responsáveis.
A equipe de reportagem do jornal O Movimento seguirá monitorando o evento e eventuais irregularidades. O jornal tentou contato com a organização, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)



Deixe o Seu Cometário