Créditos da imagem: Valter Campanato/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou, na semana passada, que, a partir de agora, a vacina contra a gripe (influenza) estará disponível durante o ano inteiro para crianças, gestantes e idosos. A medida faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e visa proteger esses grupos mais vulneráveis ao vírus da gripe. A vacina estará disponível em todas as salas de vacinação do Brasil a partir da segunda quinzena de março, em todos os postos de saúde.
Vacina contra a gripe
Até o momento, a vacina contra a gripe era oferecida apenas durante as campanhas sazonais, que ocorriam anualmente. Agora, com a inclusão da vacina no calendário nacional, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos poderão se vacinar durante todo o ano.
PUBLICIDADE
Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e pediatra, destacou a importância dessa medida, lembrando que surtos de gripe não acontecem apenas no outono e inverno. “A gripe é imprevisível e pode ocorrer em qualquer época do ano, por isso, oferecer a vacina o ano todo ajuda na proteção contínua”, afirmou.
Grupos prioritários e mudanças no calendário de vacinação
Além dos grupos mencionados, outros públicos continuarão a receber a vacina contra a gripe de forma prioritária, como profissionais de saúde, professores, forças de segurança, população privada de liberdade e pessoas com doenças crônicas ou deficiências.
O Ministério da Saúde também anunciou alterações no esquema vacinal de outras doenças. O esquema vacinal contra a poliomielite será agora exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável, substituindo as vacinas orais. O esquema do rotavírus também sofreu modificações: a primeira dose pode ser administrada até os 11 meses e 29 dias de idade, enquanto a segunda dose será indicada até os 23 meses e 29 dias.
Atualização sobre a vacinação contra a covid-19
O Ministério da Saúde também informou que a vacina contra a covid-19 já faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e idosos. Para outros grupos especiais a partir dos 5 anos, a vacinação será realizada regularmente nos postos de saúde.
Pessoas com sistema imunológico comprometido (imunocomprometidos) deverão se vacinar a cada seis meses. Já os demais grupos devem receber a vacina contra a covid-19 anualmente.
Os grupos que continuam a receber a vacinação contra a covid-19 incluem:
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência;
- Indígenas;
- Ribeirinhos;
- Quilombolas;
- Puérperas (mulheres não vacinadas durante a gestação);
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Pessoas privadas de liberdade;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas;
- Pessoas em situação de rua.
Como acessar as vacinas
As vacinas contra a gripe, covid-19, poliomielite e rotavírus estão disponíveis nos postos de saúde de todo o Brasil. Para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima e verificar os horários de atendimento.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.