Créditos da imagem: Lindomar Cailton/EPTV — Canavial atingido por fogo na região de Ribeirão Preto (SP) em meio a onda recorde de incêndios
Subiu para três o número pessoas presas sob suspeita de promover queimadas no estado de São Paulo. A prisão ocorreu neste domingo (25) em Porto Ferreira. Outros dois suspeitos já tinham sido presos no final de semana.
O homem foi multado em mais de R$ 15 mil por suprimir área de mata nativa e iniciar uma queimada em Porto Ferreira. O flagrante ocorreu durante operação da Polícia Militar Ambiental. Ele ainda será processado criminalmente pelo caso.
Incêndios
Os incêndios causaram acidentes e interrupção de aulas e lotaram hospitais, entre outros transtornos em diversas regiões do estado de São Paulo. Duas pessoas morreram e outras 66 ficaram feridas, de acordo com a Defesa Civil.
Segundo boletim divulgado pelo gabinete de crise na manhã desta segunda-feira (26), em Altinópolis, na região de Ribeirão Preto, 60 pessoas precisaram de atendimento médico em razão da inalação de fumaça dos incêndios.
Na quinta-feira (22), seis pessoas ficaram feridas em um engavetamento na rodovia Armando Sales de Oliveira (SP-322), em Bebedouro, devido à falta de visibilidade causada pela fumaça das queimadas.
Na sexta (23), dois funcionários de uma usina morreram tentando combater o fogo.
A Defesa Civil afirma que 80 pessoas estão desalojadas no estado por causa dos incêndios.
A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a suspensão das aulas em todas as escolas municipais nesta segunda-feira por causa das queimadas. A cidade foi uma das mais atingidas pelos incêndios que se alastraram pelo interior do estado nos últimos dias.
Foram queimados 34.174 hectares em 14 regiões. Não há focos ativos de incêndio nesta segunda, mas 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas, de acordo com a Defesa Civil.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2024/5/g/8Y44tbQIq2afaAePWndg/gettyimages-2167680511.jpg)
A Polícia Federal abriu dois inquéritos para investigar suspeita de ação criminosa nas queimadas.
Com o agravamento da situação, o governador viajou no domingo para Ribeirão Preto. Ele anunciou um plano emergencial na Saúde para garantir o reforço nos atendimentos a casos respiratórios em decorrência da fumaça e baixa umidade do ar.
O plano emergencial prevê a ampliação dos serviços de telemedicina para consultas de triagem e acompanhamento de condições respiratórias, reduzindo a sobrecarga nas unidades de saúde.