Prepare o seu relógio: Horário de verão é “possibilidade real” e pode voltar em novembro

Créditos da imagem: Red Cristal | Shutterstock – O horário de verão pode afetar a qualidade do sono, principalmente nos primeiros dias de adaptação

O horário de verão têm dado sinais de que pode voltar em 2024, mas, antes de sair pela casa arrumando os relógios, veja o que se sabe sobre.

A medida, que foi extinta em 2019, surge como uma alternativa para economizar energia diante do cenário de seca que atinge o Brasil.

Recentemente, uma recomendação do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), alimentou as chances do retorno da prática ainda em 2024.

Quem também reforçou a volta, foi o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, que afirmou, nesta quinta-feira ( 2), que a volta do horário de verão é uma possibilidade real.

A medida deve retornar para o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial e a consequente redução de consumo de energia elétrica no país.

“Quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada”afirmou o ministro, explicou o ministro.

O vice-presidente Geraldo Alckmin também se mostrou favorável à medida, destacando que o horário de verão pode ser uma “boa alternativa” para poupar energia.

O ministro também garantiu que não deve haver crise energética no país, uma vez que o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), informou que as chuvas devem retomar seu volume normal, nos próximos dias.

Quando a decisão deve ocorrer?
A medida agora será analisada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assim como outros ministérios, setores da economia e do poder Judiciário.

A decisão do Presidente deve acontecer e ser anunciada nos próximos dias.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.