Créditos da imagem: José Cruz/Agência Brasil
Mulheres com idades entre 50 e 69 anos que nunca realizaram exame de mamografia ou fizeram pela última vez há mais de dois anos podem agendar o exame, de graça, por telefone e sem a necessidade de pedido médico. A ação, do governo de São Paulo, faz parte da campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama.
Publicidade
Para realizar o agendamento, é necessário ligar para o número 0800-7790000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. As consultas serão marcadas pelo Cross (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São), por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).
Também é possível agendar o exame pelo programa “Mulheres de Peito”, disponível no aplicativo e no portal do Poupatempo.
Mamografia para diagnóstico do câncer de mama
De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum no Brasil depois do câncer de pele e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres.
Não há uma causa única para o desenvolvimento da doença, que tem diversos fatores relacionados. Porém, o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.
Quais são os sintomas da doença?
- Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.
- Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.