Créditos da imagem: Divulgação/TSE
A Justiça Eleitoral convocou 1,235 mil eleitores para trabalharem de mesários no pleito que acontece em outubro deste ano, em Pirassununga (SP) e Porto Ferriera (SP). Os convocados têm cinco dias a partir da data da convocação para aceitar ou contestar o chamamento (saiba como abaixo).
Em Pirassununga, foram 743 convocados até esta sexta-feira (12). Já Porto Ferreira teve 492 eleitores convocados.O calendário eleitoral estabelece o prazo entre 9 de julho e 30 de agosto para os juízes publicarem edital contendo os nomes das pessoas designadas como mesárias e mesários no primeiro e no eventual segundo turnos de votação.
Segundo o TRE-SP, a convocação é feita por WhatsApp e e-mail e, caso esses meios estejam indisponíveis, mediante carta via Correios. Quem receber a convocação deve confirmar a participação no site do TRE-SP, onde também é possível saber se está na lista de convocados.
Como pedir dispensa?
Em caso de impossibilidade de ser mesário por algum motivo de saúde, viagem ou outro, os convocados terão prazo máximo de cinco dias, a contar do recebimento da convocação, para justificar o impedimento.
Para isso, o mesário deverá encaminhar o pedido de dispensa ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito, juntamente com a comprovação da impossibilidade de trabalhar. O pedido será avaliado pelo juiz, que poderá aceitar ou não a justificativa.