Governo lança “Desenrola” para MEIs, micro e pequenas empresas; saiba como funciona

Créditos da imagem: Adobe Stock. Prorrogação Desenrola Brasil

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (22), a medida provisória que cria o Programa Acredita, um pacote de ações de acesso a crédito e renegociação de dívidas de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas.

O incentivo à renegociação de dívidas é inspirado no Desenrola Brasil, programa que tem como público-alvo pessoas físicas com o CPF negativado. Esse programa foi prorrogado até 20 de maio.

Já o Desenrola Pequenos Negócios tem como público-alvo os MEI, as microempresas e as pequenas empresas com faturamento bruto anual até R$ 4,8 milhões e que estão inadimplentes com dívidas bancárias. 

Até o fim deste ano, os pequenos empresários poderão renegociar as dívidas que estavam inadimplentes até o dia da publicação da medida, previsto para esta terça-feira (23), na publicação regular do Diário Oficial da União.

Presidente Lula durante cerimônia de lançamento do Programa Acredita, no Palácio do Planalto – Foto: Ricardo Stuckert/PR

Por meio do programa, o governo federal vai autorizar que o valor renegociado possa ser contabilizado para a apuração do crédito presumido dos bancos nos exercícios de 2025 a 2029.

De acordo com dados do Serasa Experian, cerca de 6,3 milhões de micro e pequenas empresas estavam inadimplentes em janeiro de 2024, esse é o maior número da série iniciada em 2016.

Além da renegociação, o objetivo é estimular a geração de emprego e renda e o desenvolvimento econômico, o programa também prevê ampliação de crédito para mulheres empreendedoras e incentivos a investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.