Créditos da imagem: Salmo Duarte / Agencia RBS
Porto Ferreira, SP, enfrenta um aumento alarmante nos casos de dengue. De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, a cidade já contabiliza 1.550 casos positivos da doença em 2025.
O total de notificações chegou a 2.759, englobando 910 casos negativos, 294 aguardando resultado e 5 inconclusivos. No ano passado todo, quase 3 mil casos e duas mortes foram contabilizadas.
Até o momento, foram confirmadas 3 mortes, enquanto 1 óbito segue em investigação. Outros 3 casos suspeitos foram descartados após análise. Entre os dias 8 e 14 de fevereiro de 2025, 11 pessoas precisaram ser internadas devido a complicações da doença.
PUBLICIDADE
Segundo o Ministério da Saúde (MS), todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e tiver pelo menos duas as seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar um serviço de saúde por suspeita de dengue.
O tratamento é baseado na reposição de líquidos adequados, e por isso, a orientação médica indica repouso e ingestão de líquidos. É importante não se automedicar, buscar o serviço de urgência em caso de sangramento e retornar para reavaliação clínica.
Já a chikungunya, também transmitida pela picada do aedes aegypti, tem como principais sintomas febre, dores nas articulações e no corpo, manchas vermelhas e coceira pelo corpo, dor de cabeça e atrás dos olhos, náuseas, dor de garganta, calafrios e diarreia.
A orientação é a mesma para dengue: em caso de sintomas, buscar o serviço de saúde. O tratamento é feito de acordo com os sintomas e gratuitamente pelo SUS. A automedicação também não é indicada porque pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico ou agravar o quadro do paciente.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.