A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o aumento do risco de incêndios em áreas de vegetação em todo o estado nos próximos meses. Segundo o órgão, as condições climáticas previstas elevam a preocupação principalmente no período entre junho e outubro, considerado o mais crítico para ocorrências desse tipo.
📱 Siga o O Movimento no Instagram
De acordo com a análise meteorológica, o cenário deve ser marcado por temperaturas mais altas, baixa umidade do ar e chuvas irregulares, fatores que favorecem o ressecamento da vegetação. Além disso, a possível influência do El Niño pode agravar ainda mais essas condições.
“A atuação do El Niño pode intensificar o ressecamento da vegetação e aumentar o potencial de propagação do fogo”, informou a Defesa Civil.
= continua após a publicidade =

Ação humana é principal causa
O órgão reforça que a maioria dos incêndios tem origem em ações humanas, o que torna a prevenção uma medida essencial. Por isso, o planejamento das ações deve ocorrer de forma antecipada, especialmente antes do período mais seco.
Dentro da chamada Operação SP Sem Fogo, estão sendo realizados 16 treinamentos presenciais em diferentes regiões do estado, com foco na capacitação de agentes municipais para prevenção e combate às queimadas.
Neste ano, uma novidade é a inclusão de produtores rurais de assentamentos nos treinamentos, que também passam a receber kits estiagem, com equipamentos para auxiliar no enfrentamento de incêndios.
Recomendações para evitar incêndios
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas simples, mas fundamentais:
- Evitar o uso do fogo para limpeza de áreas
- Não descartar materiais inflamáveis em vegetação
- Não jogar bitucas de cigarro em vias ou rodovias
- Não soltar balões
Em áreas rurais, a recomendação é manter terrenos limpos e construir aceiros, que ajudam a conter a propagação do fogo.
Casos de práticas ilegais podem ser denunciados pelos telefones 181 ou 190.
Emergência
Em situações de incêndio ou risco iminente, a população deve acionar:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
O alerta reforça a importância da conscientização coletiva, já que pequenas atitudes podem evitar grandes tragédias ambientais.
✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)



Deixe o Seu Cometário