O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Carlos e Região confirmou com exclusividade ao Jornal O Movimento que haverá paralisação de 24 horas dos bancos públicos e privados nesta quinta-feira (20). O movimento faz parte da mobilização nacional da categoria e tem como objetivo pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) por aumento salarial e melhorias nas condições de trabalho.
A paralisação ocorrerá em todo o Brasil, mas a adesão é voluntária. Por isso, não há garantia de que todas as agências ficarão fechadas. O funcionamento de cada unidade dependerá da participação dos trabalhadores.
Região está incluída na paralisação
A base territorial do sindicato abrange 11 municípios: São Carlos, Américo Brasiliense, Descalvado, Ibaté, Pirassununga, Porto Ferreira, Rincão, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro e Tambaú.
Segundo a entidade, a região participará do movimento, com expectativa de adesão dos trabalhadores nas agências que integram a base sindical. A paralisação está prevista para durar 24 horas, durante toda a quinta-feira (20).
Ainda assim, a adesão poderá variar de uma agência para outra. Unidades com maior participação dos bancários poderão ter o atendimento presencial interrompido, enquanto outras poderão funcionar normalmente.
![]()

Caixas eletrônicos continuam funcionando
Mesmo nas agências em que os funcionários aderirem à paralisação, serviços disponíveis nos caixas eletrônicos deverão continuar funcionando, incluindo operações como saques e depósitos, conforme a disponibilidade de cada equipamento.
Serviços que dependem de atendimento presencial ou de funcionários poderão ser afetados, como atendimento nos guichês, suporte ao cliente e outras operações realizadas dentro das agências.
Proposta da Fenaban foi rejeitada
A mobilização ocorre após a Fenaban não apresentar um índice de reajuste salarial e colocar em discussão o congelamento do piso de ingresso para novos bancários.
Na proposta apresentada nas negociações anteriores, os bancos sugeriram um modelo de reajuste dividido em três faixas salariais, mas sem informar parâmetros ou percentuais para cada grupo. O mesmo modelo seria aplicado aos vales-alimentação e refeição.
A proposta também previa o congelamento do piso de ingresso para novos bancários.
![]()

Categoria rejeitou proposta
A decisão pela paralisação ocorreu após a oitava rodada de negociação da Campanha Nacional Unificada dos Bancários 2026, realizada na terça-feira (18), entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban.
Na segunda-feira (17), a proposta foi levada para votação da categoria, com orientação do Comando Nacional dos Bancários pela rejeição.
Em São Paulo, 97,66% dos trabalhadores rejeitaram a proposta apresentada pelos bancos. Na mesma votação, 89,34% aprovaram a paralisação de 24 horas nesta quinta-feira.
Considerando todo o país, a proposta da Fenaban foi rejeitada por 97% dos votantes, enquanto 90% aprovaram a paralisação nacional.
O que esperar nesta quinta-feira
A paralisação terá duração prevista de 24 horas, mas o impacto no atendimento poderá variar conforme a adesão dos funcionários em cada agência.
Para os clientes, a orientação é antecipar operações presenciais sempre que possível e utilizar canais digitais, aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos para serviços disponíveis por esses meios.
O Jornal O Movimento acompanhará a adesão nas cidades da região e os possíveis impactos no atendimento bancário ao longo desta quinta-feira.
Exclusividade: Jornal O Movimento
✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira
Jornal O Movimento Há 92 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento



Deixe o Seu Cometário