Créditos da imagem: reprodução/Centro de Sismologia da USP
Um tremor de terra de magnitude 3.1 foi registrado no município de Echaporã, na região de Marília, no interior de São Paulo, na noite desta quinta-feira (20). A informação foi divulgada pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o centro, o tremor foi registrado por volta de 22h40 e foi considerado “sismo raso”, quando acontece entre 0 e 10km de profundidade.
PUBLICIDADE
Segundo uma reportagem da TV TEM, afiliada à Rede Globo, moradores relataram que sentiram um tremor perto de 19 horas. Os especialistas afirmaram que é comum o registro de mais de um tremor seguido do outro, apesar de nem todos serem captados.
Escala Richter
A Richter é uma escala logarítmica. Portanto, seus resultados crescem em relação a um logaritmo e não linearmente, detalhe que permite ser muito mais preciso.

A chave da Escala Richter é que ela mede a energia liberada por um terremoto. Sua fórmula utiliza os tempos e amplitudes das ondas coletadas por diferentes sismógrafos distribuídos ao redor do mundo em zonas de falhas. Conhecendo o logaritmo, um cálculo simples produz dados numéricos com decimais que determinam a magnitude do terremoto.
Ou seja, a Escala Richter determina a energia liberada, mas, dependendo de onde ela é liberada, tem um efeito ou outro.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.