Sem coleta, lixo hospitalar se acumula em unidade de saúde em Pirassununga

Créditos da imagem: Reprodução/jornal O Movimento – Lixo está acumulado no USF no bairro Parque Clayton.

A Unidade de Saúde da Família (USF) “Dr. Rubens Luis Costa”, no bairro Parque Clayton Malaman em Pirassununga, SP, tem causado preocupação nos moradores da localidade. Sem coleta,  o prédio está servindo como local de armazenamento de lixo hospitalar. 

A situação foi denunciada por meio de fotos enviadas pelo aplicativo WhatsApp ao jornal “O Movimento”, nesta segunda-feira (14). As imagens mostram o acúmulo do material amontoado, colocando em risco a saúde de quem mora próximo.

Publicidade

O acúmulo de lixo na unidade deixou os moradores incomodados. Um deles, que não quis se identificar, alertou para o risco de infecção hospitalar e afirmou que o material deteriora a natureza.

Esse lixo não é como o doméstico, é muito mais perigoso, seja para uma pessoa, como para a própria natureza, uma vez que ele está exposto há semanas”, comentou.

O jornal “O Movimento” entrou em contato com a prefeitura questionando sobre o acúmulo do lixo hospitalar. Em nota o Secretário Municipal de Saúde Ruy Vicente dos Santos, informou que a Coleta de Lixo Biológico está programada para iniciar hoje a tarde e, também já está em andamento os trâmites administrativos para formalização de novo contrato.

O lixo hospitalar, também é conhecido como resíduo hospitalar e resíduo de serviços de saúde. De acordo com a legislação brasileira, estes materiais deveriam ser incinerados e aterrados.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.