Que susto! Moradores de SP recebem alerta de terremoto no celular

Créditos da imagem: reprodução/ redes sociais. Alerta de suposto terremoto em São Paulo

Moradores do estado de São Paulo receberam um alerta de um possível terremoto de magnitude de até 5,5 na madrugada desta sexta-feira (14). O assunto tomou conta das redes sociais e se tornou o mais comentado desta manhã.

A mensagem, enviada para celulares que utilizam o sistema operacional Android, falava de registro de tremores de terra no litoral norte paulista, com epicentro a cerca de 55 quilômetros de Ubatuba.

PUBLICIDADE

Embora diversas pessoas tenham recebido o alerta, não há informações confirmadas de que aconteceram tremores no litoral e na capital paulista. Através das redes sociais, a Defesa Civil informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto.

Segundo o órgão, o Centro de Sismologia da USP também não registrou nenhum terremoto no estado de SP nesta madrugada. “Não há nenhuma ocorrência relacionada com terremoto em atendimento”.

O site do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitora abalos sísmicos em todo o planeta, também não aponta para ocorrências de tremores de terra perto do litoral de São Paulo.

Terremotos acontecem no Brasil?

Terremotos não costumam ocorrer no Brasil, por conta posição geográfica do País, bem no meio de uma placa tectônica.

Isso não significa, porém, que seja impossível sentir tremores advindos de abalos sísmicos que ocorrem em regiões próximas.

Qual foi o maior tremor de terra já registrado no Brasil?

maior tremor de terra já registrado no Brasil ocorreu na Amazônia, a 614,5 quilômetros de profundidade, o que permite a dissipação da energia. Não houve vítimas ou prejuízos graves registrados.

Segundo os geólogos, um tremor nessa profundidade dificilmente é sentido pela população. Os sistemas indicaram como epicentro uma área no interior do Amazonas, perto da divisa com o Acre. O abalo sísmico teve 6,6 pontos na escala Richter.

Os tremores ocorrem porque a região está próxima da Cordilheira dos Andes, uma das zonas com maior atividade sísmica do planeta. Nas últimas cinco décadas, houve quase cem abalos sísmicos em um raio de 250 quilômetros de Tarauacá (AC), segundo o Serviço Geológico americano. Nenhum deles, porém, teve consequências severas.

*Com informações da Agência Estado

 

Publicidade




FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.