Créditos da imagem: Reprodução/universal.org – Campanha ‘Setembro Amarelo’ existe há 30 anos na esfera global
A campanha do ‘Setembro Amarelo’, de prevenção contra o suicídio, completa 10 anos de sua criação no Brasil e 30 na esfera global. Chamada de ‘Yellow Ribbon’ (Fita Amarela, em tradução livre), a campanha global foi criada levando em conta a história de Mike Emme, um jovem americano que tirou a própria vida aos 17 anos.
- Atenção: se você ou alguém que conhece precisa de ajuda, ligue 188 ou acesse cvv.org.br. O atendimento é gratuito e 24 horas.
A cor amarela foi escolhida pelos pais do adolescente em referência a um Ford Mustang 1968 amarelo, onde o adolescente foi encontrado sem vida. Ele havia acabado de restaurar o veículo.
Na época, a morte de Mike deixou família e amigos profundamente tristes. Ele deixou um bilhete dizendo que não queria que ninguém se culpasse pelo que havia acontecido.

Para homenagear o filho e conscientizar sobre o suicídio, Dale e Darlene Emme, pais de Mike, distribuíram fitas amarelas no funeral dele, relembrando do carro amarelo tão querido pelo adolescente, com mensagens incentivando as pessoas a buscarem ajuda.
Desde então, a fita de cor amarela é símbolo da prevenção ao suicídio. No Brasil, desde 2014, a campanha é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em conjunto com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O tema deste ano é ‘Se precisar, peça ajuda!’.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.