Créditos da imagem: REUTERS/Agustin Marcarian — Mosquitos Aedes aegypti
Pirassununga, SP, atingiu a marca de 1.897 casos confirmados de dengue nesta quinta-feira (11). Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, uma pessoa morreu pela doença e a outra está em investigação.
Ainda segundo dados da Vigilância Epidemiológica, neste ano também foi confirmado um caso de Chikungunya.
Mutirão
Neste sábado (13) Pirassununga realizará um mutirão de combate à dengue nos bairros Vila São Pedro e Jardim Millenium. A ação vai ocorrer das 7h às 13h. Na ocasião serão vistoriadas residências e haverá recolhimento de inservíveis encontrados em áreas de risco. A orientação é que os moradores separem todos os recipientes que possam servir de criadouro do mosquito.
As equipes da Vigilância Epidemiológica ligada a secretaria municipal de Saúde estão intensificando as ações com o objetivo de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O mutirão contará também com veículo que fará a coleta de objetos, recipientes e materiais que acumulem água.
COMO AFASTAR O MOSQUITO
Sem vacina disponibilizada no SUS (Sistema Único de Saúde), cabe à população contribuir com o controle do Aedes aegypti, mosquito “multivalente” que pode transmitir diversas doenças além da dengue. Os moradores devem abrir a residência para a visitação de agentes de endemias e realizar toda semana a auto vistoria no quintal de casa em busca de possíveis focos do inseto.
Publicidade
São sintomas da dengue febre alta (acima dos 38,5°C), dores musculares intensas, nas juntas e ao movimentar os olhos, prostração e mal-estar generalizado. Pacientes com a doença ainda relatam falta de apetite, dor de cabeça, náuseas, vômitos e pequenas manchas vermelhas no corpo.
Moradores com os sintomas devem procurar o serviço de saúde mais próximo da casa para o diagnóstico, tratamento e notificação do caso.