Piracema termina nesta sexta-feira no rio Mogi-Guaçu em Cachoeira de Emas

Créditos da imagem: Emas Nova Aratu

A piracema, período em que a pesca é proibida, termina nesta sexta-feira (28), nas bacias dos rios Paraná, Paraíba do Sul e Ribeira de Iguape, no Estado de São Paulo. Na região de Pirassununga, o principal rio é  o Mogi-Guaçu no Distrito de Cachoeira de Emas.

A partir desta terça-feira, a pesca profissional, amadora e esportiva volta a ser permitida. No entanto, restrições como o uso de determinados apetrechos e limite para espécies definidas de peixes, continuam a valer.

PUBLICIDADE

A medida teve início em 1º de novembro de 2024 com objetivo de proteger os peixes nativos que fazem o movimento de migração anual para desovar nas cabeceiras das bacias hidrográficas.

IMPORTÂNCIA DA PIRACEMA
De acordo com a Secretaria de Agricultura do Estado, a medida é de extrema importância para a conservação dos ecossistemas aquáticos, pois permite que os peixes realizem suas desovas tranquilamente e sem ameaças, contribuindo para o aumento das populações.
 
Além disso, a temporada também desempenha um papel vital na economia das comunidades que dependem da pesca, uma vez que assegura a disponibilidade de peixes no futuro, garantindo o sustento de pescadores e suas famílias.

Publicidade




FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassununga e região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.