Créditos da imagem: Getty Images
O primeiro eclipse lunar de 2025 acontece na madrugada desta sexta-feira (14) e ficará visível em todo o Brasil. Diferente do eclipse solar, o fenômeno poderá ser visto sem proteção nos olhos.
O eclipse lunar acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua e bloqueia total ou parcialmente a chegada de luz até a superfície lunar. Esse sistema cria o efeito de “Lua de Sangue“, que é quando o astro aparece avermelhado no céu.
PUBLICIDADE
A coloração vermelha neste tipo de eclipse se dá porque a Lua fica posicionada por completo na parte mais escura da sombra da Terra, chamada umbra. De acordo com a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos), esse será o primeiro eclipse lunar total desde 2022.
Quando acontece a Lua de Sangue?
O fenômeno terá visibilidade a partir das 0h57 (horário de Brasília). Por volta das 2h10, deve ser possível ver o eclipse parcial acontecer. E a partir das 3h26, o total.
Confira os horários:
- Início do Eclipse Penumbral: 0h57min
- Início do Eclipse Parcial: 2h10min
- Início do Eclipse Total: 3h26min
- Máximo do Eclipse Total: 3h59min
- Fim do Eclipse Total: 4h31min
- Fim do Eclipse Parcial: 5h48min
- Fim do Eclipse Penumbral: 7h00min
Como ver o eclipse
Conforme o Observatório Nacional, não há necessidade do uso de instrumentos ou cuidado com os olhos para assistir o eclipse.
A Lua já estará bem alta no céu no início do eclipse penumbral e vai ficar do lado oeste durante todo o eclipse. O lado oeste é o lado onde o sol se põe. Então recomendamos que as pessoas se posicionem em locais que tenham vista desimpedida para o oeste.
Vale destacar que a partir das 00h30 (horário de Brasília) de sexta-feira (14), o Observatório Nacional promove uma nova edição do Programa “O Céu em sua Casa: observação remota”.
Durante a live, que acontece através do YouTube, os astrônomos amadores e profissionais que fazem parte do programa exibirão imagens em tempo real do eclipse (essa exibição depende de diversas condições, sobretudo climáticas).
*Com informações de Giovanna Castro, da Agência Brasil e Observatório Nacional
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.