Lua Cheia Rosa: saiba o que é o fenômeno que poderá ser visto nesta terça (23)

Créditos da imagem: Reprodução/Freepik. “Lua Cheia Rosa” recebeu esse nome por causa da primavera no Hemisfério Norte.

Acontece no fim desta terça-feira (dia 23) o fenômeno da ‘Lua Cheia Rosa’. Ela será visível em todo o Brasil e para observar é preciso apenas olhar para o céu quando o astro aparecer, no fim da tarde (segundo meteorologistas, deve ser por volta de 17h30, no horário de Brasília).

Mesmo com esse nome, a Lua não fica de nenhuma outra cor. O rosa tem relação com o desabrochar das flores nesse período do ano no Hemisfério Norte, quando é primavera. O nome foi dado por povos nativos americanos dos Estados Unidos.

A grande característica dela é ser uma Lua Cheia, que geralmente chama atenção nessa época do ano. Entretanto, tem características diferentes de uma superlua, que é quando o astro se aproxima da Terra e fica maior e mais brilhante que as demais. Dessa forma, nem toda Lua Cheia pode ser considerada uma superlua.

Apesar disso, ainda há expectativa de duas superluas no segundo semestre de 2024, de acordo com o Observatório do Valongo da UFRJ:

  • Entre os dias 17 e 18 de setembro
  • E em 17 de outubro.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.