Créditos da imagem: Pixabay
O horário de verão, suspenso desde 2019, voltou a ser pauta nesta quarta-feira (11). O assunto, que sempre gerou polêmica e dividiu a opinião dos brasileiros sobre sua necessidade ou utilidade, foi abordado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no começo da tarde.
Durante sua fala, o vice-presidente disse que o governo federal estuda a possibilidade de trazer a medida de volta, com o objetivo de contornar o período de estiagem que preocupa o setor energético do país. Porém, até o momento, nenhum órgão oficial confirmou o retorno da prática e sua volta ainda segue em aberto.
A medida consiste em adiantar os relógios em uma hora, fazendo com que a presença da luz do sol seja maior durante o período. No Brasil, isso acontecia entre outubro e fevereiro, nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O ex-presidente Jair Bolsonaro revogou o horário de verão em abril de 2019, por meio de um decreto. Na época, o político disse que sua principal motivação foram pesquisas populares que mostravam que 70% da população brasileira era contra a medida.