Governo de SP adia implementação de escolas cívico-militares para 2026

Créditos da imagem: Rogério Cassimiro/Governo do estado de São Paulo

O governo de São Paulo anunciou que as escolas cívico-militares, inicialmente previstas para serem implementadas em 2025, terão seu início adiado para 2026. A decisão foi tomada para ampliar o período de consulta pública sobre o tema e ajustar os planos de implantação do modelo educacional.

Publicidade





O anúncio ocorre após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubar, na última terça-feira (26), a liminar que impedia a implantação das escolas no estado. A decisão foi uma resposta ao pedido do governador Tarcísio de Freitas, encaminhado ao STF no dia anterior. Com a liminar suspensa, o governo paulista retomou os preparativos, mas decidiu estender o prazo para início das operações das escolas.

Contexto jurídico

A decisão de Gilmar Mendes reverteu uma liminar do desembargador Luiz Antonio Figueiredo Gonçalves, do Tribunal de Justiça de São Paulo, que havia suspendido a implementação das escolas cívico-militares em agosto. Contudo, a decisão do STF não aborda a constitucionalidade do modelo, que ainda será julgada pelo plenário da Corte em data a ser definida.

Histórico das escolas cívico-militares

O modelo de escolas cívico-militares ganhou visibilidade durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar de ter sido revogado em âmbito nacional pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, o programa foi retomado no Congresso Nacional por meio de projetos como o do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM).

No estado de São Paulo, a Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou o projeto em maio deste ano com 54 votos favoráveis e 21 contrários. A votação foi marcada por protestos de estudantes, que criticaram a proposta e relataram confrontos com a Polícia Militar durante manifestações.

FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.