Eleitores sem biometria poderão votar nas eleições municipais de 2024

Créditos da imagem: Divulgação/TSE

Os eleitores que não possuem biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderão exercer seu direito ao voto nas eleições municipais deste ano, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Corte informou que os eleitores sem registro de impressões digitais não serão impedidos de votar, uma vez que a biometria não é obrigatória para votar. Para poder votar normalmente, basta apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.

De acordo com a Resolução do TSE nº 23.736/2024, são aceitos os seguintes documentos para comprovação de identidade: carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade.

Para identificação pelo e-Título, o perfil no aplicativo deve conter uma foto, o que só é possível com o cadastramento biométrico prévio. Se a foto não aparecer, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto. A Justiça Eleitoral recomenda baixar o aplicativo antecipadamente para evitar filas virtuais.

O cadastro biométrico será reaberto em novembro, após o fechamento em 8 de maio. Esse procedimento gratuito, que oferece maior segurança ao processo eleitoral e reduz filas, será retomado para alistamento, transferência e regularização do título. A biometria é uma ferramenta importante para fortalecer a democracia e garantir um processo eleitoral mais seguro e confiável.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.