Detran-SP: Câmeras vão monitorar exames para carteira de motorista

Créditos da imagem: Adriano Vizoni/Folhapress. Fiscais em sala do Detran de São Paulo monitoram exames práticos por meio de câmeras instaladas em Centros de Formação de Condutores

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) anunciou que vai incorporar câmeras às atividades de seus agentes como forma de dar “transparência e segurança dos atos praticados”. Com isso, o monitoramento audiovisual será adotado inclusive em exames práticos e na fiscalização de autoescolas. Na prática, o uso de câmeras pode inibir eventual cobrança de propina por parte de agentes públicos.

Segundo o Detran-SP, o projeto Focus (sigla para “supervisão contínua de usuários em operações de campo”, em inglês) vai propor o modelo a ser adotado. O plano será formulado por uma equipe de 15 pessoas ao longo dos próximos 90 dias.

Além dos funcionários do próprio Detran-SP, deverão usar câmeras outros prestadores de serviço regulados pelo órgão em São Paulo.

Segundo o Detran, entre os objetivos do Focus está “otimizar a fiscalização e valorizar o desempenho e o mérito dos servidores e empregados públicos”. Na prática, o uso de câmeras pode inibir eventual cobrança de propina por parte de agentes públicos.

“A adoção de tecnologias inovadoras, como o monitoramento audiovisual, é fundamental para garantir a excelência dos processos internos e dos serviços oferecidos à sociedade”, diz o diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio. “O Projeto Focus demonstra o nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as operações. Reafirmamos o dever em promover um trânsito mais seguro e organizado no Estado de São Paulo”, afirma.

Por mês, o Detran-SP emite cerca de 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs).

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook

Compartilhe este artigo