Aratu Geração instala dez turbinas na nova casa de força construída em Cachoeira de Emas

Créditos da imagem: Divulgação/Aratu Geração – Turbinas instaladas na nova casa de força.

Como parte do processo de reativação da PCH Emas Nova, durante as primeiras semanas de abril de 2024, foram instaladas as 10 turbinas na nova casa de força construída às margens do Rio Mogi Guaçu, em Cachoeira de Emas, Pirassununga/SP. Com a instalação das 10 turbinas a potência total da usina será de 7,2 MW e capacidade média de geração de energia de 4,3 MW, gerando energia suficiente para atender o consumo de 15.000 residências.

Na PCH Emas Nova a Aratu adotou a tecnologia das turbinas StreamDiver® que garantem uma operação confiável, com manutenção mínima, e resultando em padrões elevados de geração de energia, segurança e sustentabilidade ambiental, sem qualquer possibilidade de contaminações da água e com reduzida geração de ruído, sendo consideradas “Ecofriendly” ou “amigável ao ecossistema”. Elas também são chamadas de “Fishfriendly” ou “amigável aos peixes” pois possuem design com bordas arredondadas e maior espaçamento entre as pás das hélices, permitindo que os peixes passem por entre elas sem causar ferimentos.

Divulgação/Aratu Geração – Turbinas instaladas na nova casa de força.

As turbinas hidrelétricas são dispositivos projetados para converter energia hidráulica em energia mecânica que, por sua vez irá gerar eletricidade. A água em movimento passa através de suas hélices acionando os geradores elétricos que se localizam no interior de cada uma delas.

As turbinas do tipo StreamDiver® foram fabricadas pela empresa alemã Voith e contam com uma tecnologia que combina um design inovador com altos padrões de qualidade e desempenho visando projetos hidrelétricos de baixa queda, como é o caso da PCH Emas Nova, contribuindo para a segurança energética por produzir energia localmente, mais próximo do consumo, e, sem gerar sobrecarga às linhas de transmissão. Contribui também para a redução da dependência de fontes de energia não renováveis, por exemplo térmicas que consomem combustíveis fósseis.

Divulgação/Aratu Geração – Turbinas instaladas na nova casa de força.

Neste projeto, a reativação da PCH Emas Nova utilizou as estruturas já presentes no complexo, como a barragem, escada de peixes e canal de adução, minimizando seu impacto ambiental, uma vez que essas instalações já existem há mais de 100 anos.

Divulgação/Aratu Geração – Turbinas instaladas na nova casa de força.

A reativação da PCH Emas Nova vem trazendo muitos benefícios econômicos para a cidade, incluindo a criação de empregos, geração de impostos e desenvolvimento da infraestrutura de Cachoeira de Emas, favorecendo a atividade comercial e turística local.

Publicidade

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.