Créditos da imagem: Nasa
Um evento astronômico raro vai atrair os olhos dos apaixonados pela observação do céu, amanhã (28): todos os planetas do Sistema Solar (alinhamento dos planetas) — Terra, Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio — irão se alinhar e poderão ser vistos a olho nu, sem a necessidade de telescópios ou binóculos, se as condições climáticas permitirem.
O que é o alinhamento dos planetas?
Esse alinhamento, que vem se formando desde janeiro, atingirá seu auge no dia 28, com a chegada de Mercúrio à mesma linha de visada dos outros planetas. Esse fenômeno ocorre devido à velocidade com que os planetas orbitam o Sol. Por exemplo, enquanto a Terra leva 365 dias para completar uma órbita, Júpiter leva 12 anos.
– Publicidade –
Embora pareçam estar próximos uns dos outros, na realidade, os planetas estão a distâncias muito diferentes da Terra. O fenômeno é considerado raro, já que, para que todos os planetas se alinhem de forma tão precisa, é necessário que as órbitas de cada um se posicionem corretamente — um evento de coincidência astronômica.
Alinhamento só acontecerá novamente daqui a quatro séculos
De acordo com o professor Roberto Costa, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, esse alinhamento específico dos planetas só acontecerá novamente no final do século 25. “Outros alinhamentos podem ocorrer, mas com arranjos diferentes”, explica.
Como observar o alinhamento dos planetas?
Você não precisa de equipamentos sofisticados para observar o fenômeno. Basta um lugar com o horizonte oeste desimpedido — sem prédios, árvores ou morros que possam obstruir a visão. No entanto, para facilitar a visualização, equipamentos como lunetas e binóculos podem ajudar.
Dica do especialista: Comece a observação por Vênus, o planeta mais brilhante do céu, exceto o Sol e a Lua. No dia 28, o alinhamento será mais completo devido à presença de Mercúrio, embora a Lua possa dificultar um pouco a visualização. “O brilho da Lua pode tornar a observação mais difícil, especialmente de Mercúrio”, alerta Costa.
Aplicativos para ajudar na observação
Para facilitar ainda mais, o professor recomenda o uso de programas planetários, como Stellarium e Sky Chart, que simulam o céu para qualquer horário e local. Esses aplicativos, gratuitos e disponíveis para celular ou computador, podem ser muito úteis na hora de localizar os planetas.
Quando observar?
Além de amanhã, também há a possibilidade de observar o alinhamento no dia 4 de março, quando a Lua estará mais afastada, permitindo uma visão mais clara do fenômeno.
É importante frisar que o alinhamento planetário não altera nada na Terra. Segundo o professor Costa, a única influência gravitacional que afeta as marés vem da Lua e do Sol, já que os planetas estão a distâncias tão grandes que suas forças gravitacionais não impactam a Terra. “É apenas um belíssimo espetáculo astronômico para ser admirado”, conclui.
Com informações da Agência Estado
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassununga e região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.