Agora é lei! Uso de celulares está proibido em escolas de SP: veja o que pode e o que não pode

Créditos da imagem: Divulgação/Governo de SP

O uso de celulares será proibido em escolas públicas e privadas no estado de São Paulo. A lei que trata do tema foi publicada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e consta na edição de sexta-feira 6 do Diário Oficial.

A lei, que passará a valer daqui a 30 dias, foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Após ouvirem especialistas sobre a questão, os parlamentares acolheram o argumento de que o uso permanente de celulares nas salas de aula causam prejuízos aos alunos, a exemplo da diminuição da capacidade de concentração.

Publicidade





Na prática, a lei restringe o uso de qualquer aparelho que possa ter acesso à internet em sala de aula. A proibição também vale para todo o período em que o aluno estiver na escola, incluindo intervalos e atividades fora da sala de aula. A restrição abrange celulares, tablets, relógios inteligentes e dispositivos semelhantes.

Os alunos ainda poderão levar os seus celulares e dispositivos para as escolas, mas deverão deixar os aparelhos em locais específicos para armazenamento. Segundo a lei, o estudante deverá se responsabilizar por eventual dano ou extravio.

 Segundo a lei, as secretarias municipal e estadual de Educação devem criar canais acessíveis de comunicação. No caso das escolas privadas, caberá ao próprio estabelecimento a responsabilidade pelos canais de comunicação.

Exceções

A lei ainda cria duas exceções para o uso de celulares e aparelhos eletrônicos no ambiente escolar.

A primeira diz respeito a casos em que os dispositivos possam servir para acessar conteúdos digitais. Essa situação, em específico, põe os aparelhos como ferramentas para a realização de atividades educacionais.

A segunda se refere ao uso de aparelhos tecnológicos para alunos com deficiência que necessitem dos dispositivos para participar das atividades da escola.

FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.