Agora é lei: Projeto cria “Abril Azul” como mês de conscientização sobre o autismo em Pirassununga

Créditos da imagem: iStock

A Lei municipal nº 32/2024 “ incluiu no Calendário do Município de Pirassununga o ‘Abril Azul’, dedicado a ações de conscientização sobre o Autismo. Ela foi sancionada na semana passada, pelo prefeito interino Cícero Justino da Silva (PDT), depois de ter sido aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores da cidade.

A lei é de autoria da vereadora Mirelle Bueno (PDT). O objetivo de acrescentá-lo no calendário de datas comemorativas municipais foi abranger ainda mais a divulgação em torno das Políticas de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Publicidade





“Eu como mãe de uma criança autista e pessoa em investigação do autismo, me sinto honrada de ter aprovado um Projeto de Lei que trata sobre a conscientização do autismo, levando comigo a bandeira do TEA, disse a vereador.

“Nada sobre nós, sem nós!”. Estamos falando de um país em que uma a cada 36 crianças são autistas e que se estima mais de 2 milhões de pessoas dentro do espectro, políticas públicas para conscientização são essenciais para que nós não sejamos só inclusos, mas também tenhamos voz e que sejamos parte da administração pública, finaliza.

O que é o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é resultado de alterações físicas e funcionais do cérebro e está relacionado ao desenvolvimento motor, da linguagem e comportamental. O TEA afeta o comportamento da criança. Os primeiros sinais podem ser notados em bebês nos primeiros meses de vida.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.