Um homem de 31 anos foi preso na manhã desta terça-feira (23) após invadir um ônibus do transporte municipal de saúde de Santa Rita do Passa Quatro (SP) e manter 13 pacientes reféns durante o trajeto até Ribeirão Preto, no interior paulista.
A ocorrência teve início por volta das 5h40, quando o veículo seguia com pacientes do município para atendimentos médicos previamente agendados na cidade vizinha.
Segundo a Polícia Militar, o ônibus foi interceptado na Avenida Costábile Romano, em Ribeirão Preto, após acompanhamento da ocorrência durante o deslocamento.
![]()

Disparos durante a abordagem
Durante a intervenção policial, o suspeito efetuou disparos de arma de fogo contra as equipes, atingindo o vidro do ônibus. Apesar da ação, ninguém ficou ferido.
A arma utilizada foi apreendida e o homem acabou preso em flagrante no local.

Ônibus saiu de Santa Rita do Passa Quatro
De acordo com informações da PM e da Prefeitura, o veículo pertence ao sistema municipal de saúde de Santa Rita do Passa Quatro e transportava pacientes para consultas, exames e tratamentos em Ribeirão Preto.
O suspeito teria embarcado ainda no município de origem, durante o embarque dos passageiros.
Prefeitura diz que monitorou veículo em tempo real
Em nota, a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro informou que identificou a irregularidade no trajeto e acionou imediatamente o sistema de rastreamento do veículo, além das forças de segurança.
Segundo a administração municipal, houve atuação conjunta entre Departamento de Serviços Municipais, Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária, além do apoio de equipes de Ribeirão Preto.
A Prefeitura afirmou que o monitoramento em tempo real permitiu a organização do cerco e a interceptação do ônibus já no município vizinho.
Passageiros foram liberados sem ferimentos
Após a ação, os 13 pacientes foram retirados em segurança. Entre os ocupantes estava o pai do suspeito, que também teria sido ameaçado durante a ocorrência.
Todos os passageiros foram atendidos e liberados sem ferimentos.
Caso segue sob investigação
O homem foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto, onde o caso foi registrado e segue sob investigação.
A Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro informou que os atendimentos médicos serão remarcados e que presta assistência às famílias envolvidas.
Leia a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro informa que, na manhã desta terça-feira, 23 de junho de 2026, ocorreu uma grave ocorrência envolvendo um ônibus do transporte municipal da saúde que seguia para Ribeirão Preto com pacientes agendados para consultas, exames e tratamentos. Segundo as informações apuradas até o momento, um homem de 31 anos embarcou no veículo ainda em Santa Rita do Passa Quatro, durante a distribuição dos kits de alimentação oferecidos aos pacientes e acompanhantes que utilizam o transporte municipal. Na sequência, o indivíduo passou a ameaçar os ocupantes e deu início à ocorrência que culminou na intervenção das forças de segurança. Assim que foi constatado que o ônibus não estava cumprindo o itinerário previsto, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Serviços Municipais, iniciou imediatamente o acompanhamento do veículo através do sistema de rastreamento instalado no ônibus e acionou as forças de segurança. A rápida atuação conjunta do Departamento de Serviços Municipais, da Defesa Civil Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária e das equipes de segurança de Ribeirão Preto permitiu o monitoramento em tempo real do veículo e a organização de um cerco para sua interceptação. A ocorrência teve início por volta das 5h40, quando o vigia responsável informou ao Diretor de Serviços Municipais, Potiguara de Oliveira Lara, que o ônibus não havia passado pela Rodoviária Municipal para embarque de alguns pacientes. No local, familiares de passageiros relataram a situação e forneceram informações que auxiliaram na identificação da gravidade da ocorrência. Com o apoio da Garagem Municipal, que acompanhava a localização do veículo por meio do rastreador, e da Defesa Civil Municipal, coordenada por Roberto Pedro, as informações foram repassadas às forças policiais ao longo de todo o trajeto. O ônibus foi monitorado desde sua saída pela Rodovia Zequinha de Abreu até o acesso à Rodovia Anhanguera, permitindo que as autoridades organizassem a abordagem em Ribeirão Preto. A interceptação ocorreu na chegada ao município de Ribeirão Preto. Após a retirada segura dos passageiros, o indivíduo efetuou disparos de arma de fogo e foi imediatamente contido e preso pelas forças policiais. Felizmente, ninguém ficou ferido. Entre os passageiros estava o pai do suspeito, que também teria sido ameaçado durante a ocorrência, juntamente com o motorista do ônibus. A Prefeitura destaca e agradece o trabalho ágil e eficiente de todos os profissionais envolvidos na operação, especialmente das equipes de segurança pública, da Defesa Civil Municipal, dos servidores do Departamento de Serviços Municipais e dos profissionais da saúde que prestaram assistência aos pacientes e familiares. Após a liberação dos passageiros, outro veículo foi disponibilizado para garantir o retorno dos usuários ao município. Os atendimentos e exames que não puderam ser realizados serão remarcados pelo Departamento Municipal de Saúde, que já está prestando toda a assistência necessária. Neste momento, a Prefeitura Municipal acompanha o andamento das investigações conduzidas pelas autoridades competentes e permanece à disposição para colaborar com todos os esclarecimentos necessários. A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a segurança, a transparência e o bem-estar da população santa-ritense”.
✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)



Deixe o Seu Cometário