Créditos da imagem: Divulgação/CultiSP Pro
Por Agência O Movimento — O Governo do Estado de São Paulo abriu 2.122 vagas gratuitas em 105 cursos de qualificação profissional voltados à cadeia produtiva da cultura em diversas regiões paulistas. Em Pirassununga, serão oferecidos dois cursos presenciais nas áreas de elaboração de projetos culturais e gestão teatral, ampliando o acesso da população local à formação profissional no setor criativo.
📱 Siga o O Movimento no Instagram
As inscrições seguem abertas até o dia 8 de março e podem ser realizadas pelo site oficial do programa. A participação é destinada a interessados a partir de 16 anos. A iniciativa integra o CultiSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura, desenvolvido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com o objetivo de fortalecer a economia criativa e ampliar oportunidades de qualificação profissional também em cidades do interior.
= continua após a publicidade =

Um dos cursos oferecidos no município é o de Elaboração e Articulação de Projetos Culturais, voltado à capacitação de artistas, produtores e interessados em aprender a planejar, estruturar e viabilizar iniciativas culturais. A formação será realizada na Biblioteca Municipal “Chico Mestre”, localizada na Rua Joaquim Procópio de Araújo, 1645, no Centro. Ao todo, são disponibilizadas 20 vagas, com carga horária de 39 horas. As aulas acontecerão entre os dias 31 de março e 20 de maio, às terças e quartas-feiras, das 19h às 22h.
Também será realizado em Pirassununga o curso Gestão Teatral e o Legado de Cacilda Becker, que propõe reflexões sobre organização de grupos teatrais, processos de criação coletiva e práticas de gestão nas artes cênicas, inspiradas na trajetória de uma das principais referências do teatro brasileiro. A formação terá 63 horas de duração, com aulas aos sábados, das 14h às 17h, no período de 18 de abril a 19 de setembro. As atividades ocorrerão no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, localizado na Avenida Painguás, 2014, no Jardim do Lago, com oferta de 20 vagas. O curso será conduzido pelos docentes Rafael Bolito e Roberta Carbone.
Os cursos fazem parte de um conjunto de formações presenciais e online oferecidas pelo programa estadual em áreas como artes cênicas, audiovisual, fotografia, produção musical, gastronomia, moda, design digital, games, gestão cultural e empreendedorismo criativo. A proposta é ampliar o acesso à formação técnica e incentivar a profissionalização do setor cultural em todo o estado.
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, em 2025 o programa realizou 308 cursos, com 359 turmas e 7.394 alunos matriculados em 371 municípios paulistas, além de cerca de 5 mil atendimentos em palestras e ações de difusão cultural.
As inscrições permanecem abertas até 8 de março pelo site ( LINK )do CultSP Pro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimento@cultsppro.org.br.
✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)

