Nativa FM 93.1

Paralisação de petroleiros ameaça distribuição de combustíveis na região

Créditos da imagem: Guilherme Weimann/ Sindipetro – Petroleiros realizaram manifestação em frente à Replan.

Por Agência O Movimento —  Petroleiros de todo o Brasil iniciaram uma greve por tempo indeterminado após rejeitarem a contraproposta da Petrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho. A mobilização é nacional e envolve unidades estratégicas do setor.

= continua após a publicidade =

Na Refinaria de Paulínia (Replan), a maior do Brasil, trabalhadores realizaram protesto na manhã desta segunda-feira (15). Segundo o sindicato, não houve troca de turnos às 7h, o que indica impacto nas atividades da refinaria. Até o momento, o número de adesões não foi divulgado.

De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), as negociações travaram em três pontos principais: fim dos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, melhorias no plano de cargos e salários e redução da terceirização, com fortalecimento da estatal.

= continua após a publicidade =

Em nota, a Petrobras informou que foram registradas manifestações em unidades da companhia, mas afirmou que não há impacto na produção de petróleo e derivados. A estatal também destacou que adotou medidas de contingência e que o abastecimento está garantido.

⚠️ ALERTA NO INTERIOR PAULISTA

Mesmo sem uma paralisação total, a greve na Replan pode afetar diretamente a distribuição de combustíveis no interior de São Paulo. Pirassununga e cidades da região podem enfrentar atrasos no fornecimento de gasolina, diesel e GLP, dependendo da duração do movimento. Reduções operacionais ou entraves logísticos já provocaram escassez pontual em paralisações anteriores do setor.

✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira

Jornal O Movimento  Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região

( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.