Créditos da imagem: Reprodução – O ex-padre Pedro Leandro Ricardo.
Por Agência O Movimento – O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) expediu, nesta quarta-feira (27/8), mandado de prisão definitiva contra o ex-padre Pedro Leandro Ricardo, condenado a dez anos e seis meses de prisão por abusos sexuais contra menores de idade em Araras, interior de São Paulo.
Segundo a sentença, obtida pela Folha, o ex-sacerdote abusou de quatro jovens — três adolescentes e uma criança — entre 2002 e 2006. O juiz Rafael Pavan de Moraes Filgueira ressaltou que as vítimas eram “cuidadosamente escolhidas pelo réu” e abusadas por meio da relação de confiança estabelecida pelo religioso.
= continua após a publicidade =

O caso veio à tona em 2019, após denúncias ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). Um ano depois, a ação penal foi aceita pela Justiça. Em 2022, a condenação inicial chegou a 21 anos de prisão, mas foi reduzida em março de 2024, devido à prescrição parcial das acusações, restando duas condenações válidas.
Antes da condenação, o Vaticano já havia anunciado a demissão do ex-padre do estado clerical, a maior sanção aplicada pela Igreja Católica. Durante o processo, Pedro Leandro negou as acusações, alegando que os relatos decorriam de desavenças administrativas na Paróquia São Francisco.
O processo civil contra o ex-sacerdote segue em andamento, com os advogados Talitha Camargo, Aline Giacon, Roberto Tardelli e Gustavo Paiva buscando indenização financeira para as vítimas.
Procurada pelo jornal O Movimento, a defesa não respondeu aos contatos da reportagem. O espaço segue aberto para qualquer manifestação.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

