Hábitos saudáveis podem aumentar expectativa de vida

Créditos da imagem: Rodrigo RMax

Adotar um estilo de vida mais saudável pode reduzir em 13% a mortalidade por qualquer causa, conforme aponta um estudo conduzido por cientistas de Harvard e do Carle Illinois College of Medicine, da Universidade de Illinois. O levantamento mostrou o impacto da adoção de oito hábitos na rotina de homens e mulheres: prática de atividade física, dieta saudável, não fumar, não consumir álcool em excesso, controlar o estresse, boa higiene do sono, cultivar relacionamentos saudáveis e evitar o vício em opioides (medicamento sedativo).
 

Os homens que incorporaram esses hábitos em seu dia a dia, aumentaram em 24 anos a expectativa de vida em comparação àqueles que não adotavam nenhum desses costumes. No caso das mulheres, o ganho foi de 21 anos. Os dados fazem um alerta sobre a importância de uma rotina de vida que permita a inclusão de hábitos saudáveis, assunto que é destaque neste sábado, 6, quando é celebrado o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida.
 

Com o propósito de promover o bem-estar nas cidades onde está presente por meio do consumo de alimentos saudáveis, o Covabra Supermercados realiza até 16 de abril o Festival Bem-Estar, com ofertas em todas as lojas da rede e no e-commerce, que realiza entregas no mesmo dia para compras feitas até às 13h, inclusive aos domingos. “O festival traz descontos de até 20% em uma variedade de iogurtes, líquidos proteicos, saladas, frutas, suplementos, vitaminas e produtos de cuidado com os cabelos e pele”, explica Mariana Costantini, gerente de trade marketing da rede.
 

A rede também incentiva a prática de atividades físicas, promovendo eventos esportivos, além de patrocinar times da região. “O Covabra apoia iniciativas que promovam o bem-estar a cada encontro, seja por meio da qualidade e da variedade de produtos oferecidos ou estimulando a prática de exercícios. Nesse sentido, em 2024 lançamos o setor de vitaminas e suplementos, o Circuito Bem-Estar com corrida e caminhada, e o evento Pequenos Incríveis, estimulando a prática de atividades desde a infância”, afirma Jacqueline Tavares, gerente de marketing da rede.
 

A nutricionista do Covabra, Juliana Porto, dá dicas e ressalta a importância de incluir hábitos saudáveis na rotina. “A prática de atividade física, pelo menos uma hora, três vezes na semana, também precisa estar na lista do dia a dia; assim como boa higiene do sono. Também é importante manter uma alimentação equilibrada com produtos frescos, dando preferência a sucos naturais e de polpa, além de muita água, evitando alimentos processados, frituras, tabagismo e ingestão de bebida alcoólica”, pontua Juliana.
 

O consumo de bons alimentos com variedade de frutas, legumes e verduras age positivamente no organismo proporcionando mais energia e vitalidade para as atividades diárias. “Café, chá verde são alguns deles, atuam como estimulantes e dão energia para começar o dia, além de conter antioxidantes, o que melhora a imunidade e previne doenças. A canela é outro ingrediente interessante, ela melhora o humor, aumenta a atividade metabólica e ainda auxilia na queima de calorias; nessa mesma vertente, temos o gengibre que estimula o metabolismo e é ótimo para a memória”, enumera.
 

Nas proteínas, o grande aliado é o peixe, rico em ômega 3. O alimento ajuda a diminuir a fadiga muscular e a inflamação do corpo. No caso dos carboidratos, a dica é incluir na dieta: arroz e macarrão integrais, que são digeridos ao longo do dia, dando saciedade e proporcionando energia.
 

Uma dica importante é uma alimentação equilibrada, nada exageradamente. “O ovo, por exemplo, está em alta, é muito bom, mas consumido na quantidade adequada. Consumir mais ovos do que o indicado pode aumentar o colesterol, ainda mais se forem consumidos fritos. Atenção ao excesso de açúcar e sal. O açúcar, por exemplo, é ruim, como o corpo tem dificuldade em quebrá-lo, ele desequilibra o metabolismo e deixa o corpo lento”, destaca a nutricionista.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Pirassununga e região? Siga o perfil do jornal O Movimento no Instagram e também no Facebook.

Compartilhe este artigo