Nativa FM 93.1

Governo Federal lança programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

Créditos da imagem: Ricardo Stuckert / PR: Presidente Lula e ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) durante cerimônia de anúncio do programa Gás do Povo, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG).

Por Agência O Movimento – O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (4), o programa Gás do Povo, que substituirá o atual Auxílio Gás. A implementação completa está prevista para 2026, com expansão gradual até atingir cerca de 15,5 milhões de famílias que atendam aos critérios do programa.

= continua após a publicidade =

A iniciativa foi oficializada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde ele prometeu oferecer botijões de cozinha de forma gratuita a famílias de baixa renda até 2026. O projeto foi reformulado para reduzir fraudes, o que gerou algumas dúvidas sobre seu funcionamento.

Quem poderá receber o benefício?

Para participar do Gás do Povo, as famílias precisam:

  • Estar inscritas no CadÚnico;
  • Ter renda per capita de até meio salário-mínimo (R$ 759).

O público-alvo inicial são famílias em extrema pobreza, com renda per capita de até R$ 218, o mesmo critério utilizado pelo Bolsa Família.

Principais mudanças do programa

A maior diferença entre o Gás do Povo e o antigo Auxílio Gás é a forma de recebimento. Atualmente, o auxílio é pago em dinheiro bimestralmente. Com o novo programa, será feita a distribuição de vouchers que poderão ser trocados pelo botijão de gás.

Os vouchers podem ser retirados em lotéricas ou pelo aplicativo da Caixa, por meio de um código eletrônico ou impresso. Para emitir o voucher, será necessário apresentar o cartão da Caixa ou o cartão do Bolsa Família.

Com o voucher, a família poderá se dirigir a um dos 60 mil pontos de revenda credenciados em todo o país para trocar diretamente pelo botijão de cozinha.

O Gás do Povo busca garantir mais transparência na entrega do benefício e ampliar o acesso das famílias mais vulneráveis ao gás de cozinha.

Jornal O Movimento  Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região

( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)

 

Publicidade




FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassununga e região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.