Créditos da imagem: Márcia Foletto/Agência O Globo
Condutores têm até 31 de dezembro de 2025 para se adequar às novas regras do Contran
O trânsito em Pirassununga e região vai passar por mudanças importantes a partir de 1º de janeiro de 2026. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que os ciclomotores — incluindo as populares motos elétricas — deverão estar emplacados e seus condutores, habilitados.
= continua após a publicidade =
O prazo final para se adequar às novas regras vai até 31 de dezembro de 2025. A partir daí, quem não estiver regularizado poderá ser multado e ter o veículo apreendido.
🚨 Regras mais rígidas
Os condutores precisarão ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A — a mesma exigida para motos — ou a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), uma versão simplificada. Além disso, o uso de capacete passa a ser obrigatório, e a circulação em ciclovias e ciclofaixas continua proibida.
= continua após a publicidade =

Essas mudanças buscam organizar o trânsito, reduzir acidentes e aumentar a segurança de todos os usuários das vias.
⚙️ O que é um ciclomotor
De acordo com o Contran, ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, elétricos ou a combustão, com potência máxima de 4 mil watts e velocidade limitada a 50 km/h.
Quem usa bicicletas elétricas com acelerador ou que ultrapassam 32 km/h também precisará se adequar — esses veículos passam a ser classificados como ciclomotores, e portanto, devem ser emplacados.
📈 Uso cresce no país
O número de ciclomotores elétricos não para de subir. Somente nos oito primeiros meses de 2025, as vendas cresceram 32% no Brasil. Em São Paulo, o aumento foi ainda maior: 72%.
A popularidade está ligada ao baixo custo e à praticidade desses veículos, usados tanto para o trabalho quanto para o deslocamento urbano.
🧭 Trânsito mais seguro
Com as novas exigências, o Contran espera melhorar a fiscalização e organizar o tráfego de veículos leves, garantindo mais segurança e responsabilidade nas ruas.
A recomendação é que os condutores iniciem a regularização o quanto antes, evitando filas e multas no fim do prazo.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

