Nativa FM 93.1

Doença transmitida por carrapato causa duas mortes em Leme; veja sintomas e prevenção

Créditos da imagem: Adelcio R Barbosa/Divulgação — Carrapato-estrela transmite a febre maculosa.

Por Agência O Movimento –  A Prefeitura de Leme confirmou dois óbitos por febre maculosa no município. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que afirmou ter adotado todas as medidas de vigilância e controle logo após a confirmação dos casos. A prefeitura não divulgou quando as mortes ocorreram e não informou idade ou outros dados das vítimas.

= continua após a publicidade =

No estado de São Paulo, até outubro de 2025, foram registradas 18 mortes por febre maculosa. Em Salto, interior do estado, três mortes foram confirmadas, levando à interdição temporária do Parque de Lavras. Já em Piracicaba, a segunda morte pela doença no município atingiu uma criança do sexo feminino, entre 1 e 9 anos, em julho deste ano.

🦠 Ações imediatas de contenção

Setor de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses em Leme realiza ações de monitoramento e prevenção, seguindo protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. As equipes investigam os locais frequentados pelas vítimas, alertam as unidades de saúde para reforçar a detecção precoce da doença e monitoram áreas com presença de carrapatos, principais transmissores da febre maculosa.

Em Pirassununga, capivaras foram flagradas pela reportagem do jornal O Movimento no Lago Municipal, aumentando a preocupação dos moradores. As capivaras fazem parte da fauna local, mas o desequilíbrio populacional no lago acende alerta, elevando o risco de proliferação do carrapato-estrela.

Capivaras no Lago Municipal de Pirassununga, SP. Imagem: Toni Oliveira/Jornal O Movimento

👩‍⚕️ Alerta aos profissionais de saúde

A Secretaria reforçou as orientações aos profissionais da rede municipal para que fiquem atentos aos sintomas e iniciem o tratamento imediatamente diante de qualquer suspeita. O diagnóstico rápido é essencial para aumentar as chances de recuperação.

🐜 O que é a febre maculosa

febre maculosa é transmitida pela picada de carrapatos infectados, principalmente em locais com capivaras, cavalos ou vegetação alta.
O agente causador é a bactéria Rickettsia rickettsii, que pode provocar infecção grave e levar à morte se o tratamento não for iniciado rapidamente.

🚫 Prevenção e orientação à população

As equipes municipais intensificaram o controle de carrapatos e ampliaram as ações educativas junto à população, alertando sobre os riscos da doença e orientando moradores a evitarem contato com capivaras e áreas de vegetação alta ou beira de rio.

⚠️ Sintomas e quando procurar ajuda

Os principais sintomas da febre maculosa incluem:

  • 🔥 Febre alta de início súbito
  • 🤕 Dor de cabeça intensa
  • 💪 Dores musculares
  • 🤢 Náuseas e vômitos
  • 🔴 Manchas vermelhas pelo corpo

Ao apresentar sintomas após frequentar áreas com carrapatos ou animais silvestres, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. O tratamento é mais eficaz quando iniciado nos primeiros dias.

✍️ Reportagem: Jornalista Toni Oliveira

Jornal O Movimento  Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região

( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)

📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

Compartilhe este artigo
Redação

Redação

Fundado em de maio de 1934, o jornal O Movimento pauta seu trabalho jornalístico nos princípios da ética e profissionalismo, oferecendo informação, cultura e entretenimento a milhares de leitores.