Créditos da imagem: Freepik
Por Agência O Movimento, 21 de agosto de 2025 – Pirassununga e cidades da região devem enfrentar dias de calor atípico nesta semana. A previsão aponta que as temperaturas podem chegar a 34°C na sexta-feira (22), em pleno inverno, já nesta quinta as temperaturas podem chegar a 33°C. O alerta foi feito pela Defesa Civil do Estado, que informou que este será o terceiro veranico de 2025, com duração prevista de 3 a 5 dias.
O que explica o calor
De acordo com os meteorologistas, o aumento nos termômetros está relacionado a um bloqueio atmosférico sobre o interior do país. Esse sistema altera a direção dos ventos, impedindo a chegada do ar frio vindo do Sul e favorecendo correntes mais quentes oriundas do Norte e Nordeste. O resultado é um tempo seco e quente, incomum para o período.
= continua após a publicidade =

Risco elevado de queimadas
Com a baixa umidade prevista, a Defesa Civil alerta para o risco elevado de incêndios em áreas de vegetação. Nessas condições, qualquer foco de fogo pode se espalhar rapidamente, exigindo maior atenção da população.
As recomendações são claras: não usar fogo para limpar terrenos, não queimar lixo e evitar descartar bitucas de cigarro em rodovias ou áreas verdes.
Saúde em atenção
Além das queimadas, a umidade relativa do ar abaixo do ideal pode causar problemas respiratórios, especialmente em crianças e idosos. A orientação das autoridades é reforçar a hidratação, usar soro fisiológico para aliviar o ressecamento das vias respiratórias e evitar exposição prolongada ao sol nos horários de maior calor.
Jornal O Movimento Há 91 anos, a principal referência em jornalismo na região
( Fica proibida a reprodução total ou parcial, cópia ou distribuição do conteúdo, sem autorização expressa por parte do jornal O Movimento)
Publicidade
FIQUE LIGADO
Fique ligado em tudo que acontece em Pirassununga e região. Siga os perfis do jornal “O Movimento” no Instagram e no Facebook.
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Pirassunungae região por meio do WhatsApp do jornal O Movimento: (19) 98250-6789.

