Outubro Rosa – Programação da campanha em todo o Brasil

© Pixabay

Todos os anos, o Outubro Rosa é realizado, em todo o Brasil (e em outros países), com o intuito de alertar as mulheres a respeito da necessidade de se cuidar da própria saúde. A campanha tem um foco muito grande especialmente na prevenção e no diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a de maior incidência no mundo. 

O Outubro Rosa acontece de 01 de outubro a 31 de outubro. Diversas atividades são realizadas, com muitas instituições, lojas e marcas colaborando com a disseminação de informações e com a realização de diagnósticos precisos, gratuitamente, ao redor de todo o país.

Data da campanha

Como o nome sugere, o Outubro Rosa acontece sempre em outubro, a começar neste ano, como nos demais anos, no dia 01 de outubro de 2020 e a terminar no dia 31 de outubro de 2020.



O Outubro Rosa é um evento nacional, acontecendo em todos os municípios brasileiros, que se juntam nas campanhas de conscientização da população, especialmente do público feminino, a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Programação de 2020

Cada município tem suas próprias programações. Publicidades, propagandas, palestras, distribuição de panfletos e tudo o que ajude na disseminação de informações e dados a respeito do câncer de mama e do câncer de colo do útero são realizados pelo Brasil.

Sobre o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente, entre os dias 01 e 31 de outubro (daí o nome), visando alertar e conscientizar a população em geral, especialmente as mulheres, a respeito da importância de se cuidar da própria saúde, especialmente em se tratando do desenvolvimento de câncer de mama e de câncer do colo do útero.



Diversas instituições adotam a campanha, incentivando as mulheres a realizarem os exames, a fim de prevenir o desenvolvimento das doenças ou de diagnosticar, no caso daquelas que já o têm e ainda nem sabem, pois, no estágio inicial tais doenças são assintomáticas. Exames laboratoriais são imprescindíveis para detectar as doenças, pois autodiagnósticos, como o ato de tocar o próprio corpo a fim de detectar o câncer de mama, não são precisos, sendo a mamografia, nesse caso, importantíssima.

O Outubro Rosa não acontece apenas no Brasil, mas também em diversos outros países. No nosso país, ele começou a ser realizado em 2002, focando apenas no câncer de mama e na importância da mamografia; a partir de 2011, entretanto, passou-se a incluir diagnósticos e informações a respeito do câncer de colo do útero, outro tema bastante delicado da saúde feminina.

Público-alvo

O público alvo é a comunidade em geral, embora o Outubro Rosa seja preparado e focado especialmente nas mulheres, uma vez que são elas que estão propensas a desenvolver câncer de mama e de colo do útero.

Postagem Anterior Próxima Postagem