Depois de 15 dias da lotação nas praias, casos e mortes por Covid-19 aumentam no litoral

Santos, Guarujá e Cubatão tiveram cinco óbitos registrados nas últimas 24 horas
Fernanda Luz/Agif /Estadão Conteúdo - 06/09/2020

Aproximadamente duas semanas depois das lotações nas praias nos fins de semana de calor, os números de casos e mortes por Covid-19 começaram a subir no litoral. Anteriormente a Baixada Santista já apresentava queda nos índices do coronavírus e se manteve por duas semanas.

A média de mortes era de 13 óbitos por dia e chegou a abaixar para cinco entre os dias 2 e 8 de setembro. Porém, entre os dias 9 e 15 os boletins epidemiológicos mostraram que os casos e mortes voltaram a aumentar na região.

O aumento acontece 15 dias depois do final de semana ensolarado dos dias 29 e 30 de agosto, quando milhares de turistas visitaram as praias do litoral. No feriado do dia 7 de setembro as lotações foram ainda maiores. Em ambos os períodos, muitas pessoas não usaram máscaras de proteção e causaram aglomerações.

Análise de especialistas

Em entrevista ao G1, o infectologista Emílio Ribas disse que os casos estão relacionados. “Aglomerações e pessoas circulando sem máscaras é o ambiente mais propício para a propagação do vírus”, certificou.

Por outro lado, Evaldo Stanislau, infectologista do Hospital das Clínicas, pensa que ainda não dá para relacionar os dois casos. O médico diz que o aumento pode ser isolado, de casos que estão sendo contabilizados agora ou realmente o começo de tendência de elevação.



Postagem Anterior Próxima Postagem