Defesa Civil alerta para "clima de deserto" em Pirassununga e região

© Pixabay
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta nesta quarta-feira (9) para a possibilidade de calor intenso nos próximos dias na região de Pirassununga, com os termômetros podendo variar entre 35°C a 40°C até domingo (13). Há outro alerta, também do Inmet, que aponta para o risco de baixa umidade relativa do ar.

Além disso, a Defesa diz que há condição para persistência de índices críticos da umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 15% no período vespertino em praticamente todas as regionais do Estado. A umidade neste nível é equivalente a encontrada em regiões desérticas.

Segundo o Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet), nesse período, a temperatura vai ficar até 5ºC acima da média para a época, o que pode fazer os dias terem a máxima de 40ºC. A situação oferece risco à saúde, aponta o Inmet.

Possível alívio

De acordo com o canal Climatempo, uma frente fria deve chegar ao Brasil no dia 20 e avançar sobre a região Sudeste no dia 23, um dia após o início da Primavera. Um segundo sistema de frente fria deve chegar no dia 28.

Pela previsão do Climatempo, essa situação traz um alívio ao tempo seco e provoca chuva, em pequena quantidade, no interior de São Paulo.

Postagem Anterior Próxima Postagem