Estação Espacial Internacional estará visível na região neste sábado (15)

Visão da nave Soyuz a partir da Estação Espacial Internacional
© Reprodução / Instagram @ISS
Que tal olhar para o céu neste sábado (15) e observar uma das mais complexas obras da engenharia humana? No comecinho da noite, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), com três astronautas a bordo, vai cruzar o firmamento, e será visível com um brilho bem intenso, de acordo com a NASA.

Será o segundo objeto mais brilhante no céu, "perdendo” apenas para o planeta Vênus, que estará super brilhante no céu, na direção onde o Sol se pôs. Para Pirassununga e toda a região, a ISS irá surgir no céu às 18h47, bem baixinho, abaixo de Vênus. Ela poderá ser vista até o dia 20 deste mês, a partir das 18h. A pessoa também pode acompanhar pelo a aplicativo Estação Espacial ISS Detector.

A ISS então cruzará praticamente todo o céu! Estará "subindo” e passará pertinho das Três Marias, na constelação de Órion, às 18h52, e seguirá seu caminho, sempre muito brilhante, passando perto do Cruzeiro do Sul, às 18h54, até desaparecer baixinho no horizonte, às 18h56. Estação pode ser vista a olho nu no céu. Satélite estará visível por até 6 minutos; observação depende das nuvens.

Além da ISS, vários satélites, incluindo algumas dezenas da série Starlink, estarão cruzando nossos céus de 18h10 às 20h00. 


Postagem Anterior Próxima Postagem