Governo de São Paulo multará em R$ 500 quem estiver nas ruas sem máscara

© Pixabay
Nesta segunda-feira, 29, o governador do estado de São Paulo João Doria anunciou a aplicação de multa no valor de 500 reais para pessoas que estiverem em área pública sem máscara. Estabelecimentos comerciais que forem flagrados com pessoas sem máscara também serão multados no valor de 5.000 reais por pessoa, cada vez que isso acontecer.

A medida vale a partir de quarta-feira, 1 de julho, para todo o estado e a fiscalização ficará a cargo das vigilâncias sanitárias estadual e municipal. O dinheiro recebido por essas penalidades será revertido ao programa Alimento Solidário.


Ainda segundo Doria, o objetivo é alcançar uma taxa de 100% no uso de máscara no estado. Atualmente, o índice de uso de máscaras está em 97% na capital e em 93% no estado. “Quero lembrar que o uso de máscara passará, desde essa pandemia, a ser algo cotidiano nas nossas vidas, como vestir um par de sapatos, uma camisa, uma indumentária. As pessoas terão que usar máscaras até que tenhamos a vacinação feita na totalidade da população brasileira”, disse o governador durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 29.

O uso de máscaras é obrigatório no estado de São Paulo desde o início de maio. O decreto já previa a aplicação de punições como multas que poderiam variar entre 276 reais e 276.000 reais e até mesmo detenção de um a quatro anos. No entanto, neste período, nenhum estabelecimento ou pessoa foi multado. Houve apenas orientação por parte dos fiscais.

As denúncias sobre locais com pessoas sem máscara poderão ser feitas pelo telefone 0800 771 3541, disque-denúncia da Vigilância Sanitária. A ligação é gratuita.

Queda nos óbitos

O estado de São Paulo tem 275.145 casos e 14.398 óbitos confirmados por coronavírus desde o início da epidemia. Segundo Doria, houve um redução de 144 mortes na semana passada, em relação à semana anterior. A taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 65% no estado e 66,% n Grande São Paulo. Atualmente 5.336 estão internados e UTI e 7.697 em enfermaria.
Postagem Anterior Próxima Postagem