Um mal após outro: vespas asiáticas 'assassinas' chegam e aterrorizam EUA; veja o vídeo

A vespa gigante asiática é apelidada de "assassina" por eliminar colônias de abelhas e ter veneno suficiente para matar humanos com mais de uma picada
Vespa asiática gigante: perigo para abelhas e seres humanos. Crédito: Yasunori Koide/Wikimedia
Cientistas americanos estão caçando vespas gigantes que chegaram pela primeira vez aos Estados Unidos. Chamadas de assassinas, elas podem matar uma pessoa que seja picada múltiplas vezes.

Com origem asiática e vistas pela pela primeira vez nos EUA, os insetos já haviam sido descobertos voando na América do Norte em agosto do ano passado, no Canadá, segundo reportado pela BBC. Não há registros da presença no Brasil.

Chamadas de assassinas por matarem entre 30 e 40 pessoas por ano no Japão, as vespas gigantes asiáticas ou vespas mandarinas medem mais de 5 cm e podem matar uma pessoa caso sejam provocadas. O ataque é tão forte que um apicultor vestido com traje de proteção contra abelhas e calça de moletom descreveu a dor como “tachinhas em brasa perfurassem a pele”.


E também podem colocar ainda mais em risco as abelhas que vivem lá, uma vez que elas se alimentam de mel e destroem colmeias inteiras em poucas horas - Foto: Reprodução/YouTube/Japan News
Para fazer isso, as vespas contam com mandíbulas afiadas e pontiagudas. A arma natural é usada para decapitar abelhas. Uma única vespa zangão pode matar mais de 40 abelhas e a destruição de uma colmeia com mais de 30 mil insetos não leva mais do que algumas horas.Veja o vídeo.




Além da preocupação com a saúde das pessoas, pesquisadores da Washington State University estão atentos ao risco do desaparecimento dos produtores naturais de mel dos Estados Unidos. Entre 1947 e 2017 o número de colmeias diminuiu de 6 milhões para 2,5 milhões e somente em outubro de 2018 mais de 40% delas foi dizimada pela chegada do inverno.
Postagem Anterior Próxima Postagem