Site 123importados.com opera com indícios de fraude

Produtos cobiçados com preço muito abaixo do valor normal de mercado sempre devem gerar desconfiança. - © Reprodução / O Movimento
Nos últimos dias, você deve ter acompanhado na internet um site que vende produtos com valor bem abaixo do praticado no mercado. Trata-se da 123 Importados, que inclusive tem investido bastante em publicidade na TV, com anúncios divulgados na Band e em vários sites, que informam que a empresa seria supostamente confiável. Mas será que é confiável mesmo?


O site da loja oferece produtos de áreas como eletrônicos – smartphones, notebooks e TVs – e eletrodomésticos, por preços muito abaixo do encontrado no mercado atualmente. Como exemplo, há TV 4K por menos de R$ 800, com opção de pagamento apenas por boleto.


Página inicial do site 123 Importados com TVs pela metade do preço. - © Reprodução / O Movimento
De acordo com a sua página de termos e condições, o modelo de negócio consiste em encaminhar os pedidos dos clientes a distribuidores e fornecedores nacionais, os quais seriam os responsáveis pelo envio dos produtos. O prazo de entrega seria entre 30 e 45 dias úteis, “que pode se estender a até 90 dias úteis a depender da localidade do cliente”.

Repercussão após propaganda
A loja ganhou repercussão depois de aparecer em propagandas na TV. Com destaque nos canais do Grupo Bandeirantes – Band e BandNews TV – e na RedeTV!, a varejista passou a veicular comerciais com ofertas do seu site.

Informações de cadastro nacional
A loja virtual possui como razão social o nome “Online Intermediações LTDA”, sob o CNPJ 35.912.902/0001-89. No cadastro da Receita Federal, é possível conferir que a sua inscrição como Pessoa Jurídica ocorreu no dia 7 de janeiro deste ano, com endereço para a Av. Brigadeiro Faria Lima, 2369, 11º andar, conjunto 1102 – um prédio que aluga salas para reunião.

A companhia foi aberta com um capital social de R$ 1.000. Já o quadro de sócios é composto por apenas uma pessoa: Felipe Inocêncio da Silva. Segundo a coluna de Flávio Tasinaffo, no UOL, em março deste ano, o indivíduo teria sido condenado por crime de tráfico de drogas e condutas afins em 2009 (processo criminal 0060478-09.2009.8.26.0050, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo).


O domínio da página foi criado no dia 17 de dezembro do ano passado, como mostra o site Whois. Ou seja, menos de um mês antes de o CNPJ ficar ativo na Receita.

No Reclame Aqui, é possível conferir mais de 1.000 queixas sobre o site. A página relativa à loja também tem o aviso de “Cuidado com esta empresa!”, o qual revela que não é confiável comprar por ela.

Ao checar as reclamações, a maior parte se refere ao não cumprimento do prazo de entrega ou falta de estorno do pagamento, além de o cliente não conseguir contato com a empresa pelos meios fornecidos.

O Procon-SP notificou a 123 Importados em 27 de abril e deu o prazo de 48 horas para a loja esclarecer “sobre problemas com não entrega de produtos comercializados em sua plataforma, assim como as providências adotadas para saná-los”, entre outras questões. Segundo o Procon-SP, o site ainda não respondeu a notificação solicitando esclarecimentos sobre problemas com não entrega de produtos comercializados.


Postagem Anterior Próxima Postagem