Estudantes devem acessar a Página do Participante para fazer a inscrição - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apesar de muita gente ter pedido nas redes sociais e em petições online por uma alteração no calendário, devido ao enorme problema criado pela pandemia na vida de estudantes que não têm fácil acesso à internet, o Inep se manteve irredutível. 

A partir desta segunda-feira (11) até o dia 22 de maio, os estudantes interessados devem realizar suas inscrições para o Enem 2020, na Página do Participante. O pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 85, deverá ser efetuado até o dia 28 de maio.

Os participantes que conseguiram a isenção de taxa também precisam fazer a inscrição pela internet nesse período. Lembrando que o MEC adicionou no edital a possibilidade de solicitar isenção da taxa durante as inscrições. 

A medida visa não prejudicar os estudantes de baixa renda que não conseguiram solicitar a isenção dentro do prazo, porque tiveram dificuldade para acessar a internet durante a quarentena.



Para realizar a inscrição no Enem 2020, o candidato precisa primeiro inserir o número do CPF e do RG e um e-mail válido, criando um login. Em seguida, deve seguir o passo a passo das inscrições, preenchendo os campos com dados pessoais, dados socioeconômicos, informações sobre Ensino Médio, cidade em que realizará a prova e outras até a finalização.

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante, em data a ser divulgada. O cartão informará a opção pelo Enem impresso o número de inscrição, a data, a hora e o local do exame; a indicação da solicitação de tratamento pelo nome social aprovada, caso tenha sido solicitada, a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao exame.