Caixa libera pedidos de auxílio emergencial para mães com menos de 18 anos

© Getty Images
Caixa Econômica Federal liberou neste sábado (30) o pedido de auxílio emergencial para mães que tenham menos de 18 anos. O recurso está habilitado na 16ª versão do app da Caixa, segundo informações da vice-presidente de governo da Caixa, Tatiana Thomé.
Originalmente, a lei que criou o auxílio emergencial proibia que o benefício fosse pago para menores de idade. Essa legislação foi modificada e, a partir de agora, mães jovens são consideradas elegíveis às três parcelas de R$ 600.


Para solicitar o benefício, as interessadas devem preencher o cadastro no app ou site da Caixa. É necessário cumprir três condições:
  • Ter menos de 18 anos.
  • Cadastrar pelo menos duas pessoas na solicitação do pedido (mãe e filho, por exemplo).
  • Todos os filhos inseridos na soliticação precisam ter CPF.
A Caixa não informou quantas pessoas podem se beneficiar com a nova regra. Segundo balanço do próprio banco, aproximadamente 50 milhões de pessoas já começaram a receber a segunda parcela do auxílio emergencial.
Neste sábado, mais de 2200 agências da Caixa abriram pela manhã para o pagamento do auxílio para 2,6 milhões de pessoas.

Nova solicitação e contestação

Em entrevista, a Caixa reforçou que quem teve o benefício negado pela Dataprev e pelo Ministério da cidadania deve realizar uma contestação ou uma nova solicitação.
Devem fazer nova solicitação as pessoas que preencheram incorretamente o cadastro.
Devem fazer contestação as pessoas que preencheram corretamente as informações de cadastro e não concordam com o argumento dado pela Dataprev para a negativa do benefício. A contestação pode ser feita apenas uma vez.
Postagem Anterior Próxima Postagem