Header Ads

Últimas Notícias

Anvisa alerta sobre aumento de intoxicação por produtos de limpeza

Imagem: iStock
A Anvisa emitiu nesta sexta-feira uma nota técnica em que alerta para a disparada de intoxicação por meio de protos de limpeza, relacionados ao aumento do uso por causa do combate à Covid-19.


Segundo informações coletadas pela Anvisa junto a Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), de janeiro a abril deste ano houve 1.540 registros de intoxicação devido a produtos de limpeza envolvendo adultos, um aumento equivalente a 23,3%, comparado ao mesmo período de 2019, e de 33,68%, com relação a 2018. 

A nota técnica da Anvisa alerta sobre o aumento dos casos e orienta a população sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes domissanitários, termo que designa os saneantes de uso domiciliar que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção.


Também têm aumentado os casos com crianças. Foram registrados de janeiro a abril 1.940 casos, um aumento de 6,01% e de 2,7%, em relação a 2019 e 2018, respectivamente.

"Embora não haja informações que demonstrem o vínculo definitivo entre a exposição e os esforços de higienização e desinfecção para evitar a disseminação da Covid-19, parece haver uma associação temporal com o aumento do uso dos produtos", informou nota da Anvisa.