Header Ads

Últimas Notícias

Chuva de meteoros pode ser vista em todo o Brasil entre terça e quarta

​​
 Haitong Yu/Getty Images
Acontecerá na madrugada entre terça-feira (21), e  quarta-feira (22), o pico da Líridas, uma chuva de meteoros de intensidade média que costuma gerar até 18 meteoros por hora em locais favoráveis. 


Para quem não tem disposição de passar a madrugada toda observando o céu, fica a dica: o melhor é acordar por volta das 2h do dia 22, quando a atividade dos meteoros estará maior, e ficar até pouco antes do amanhecer.

Uma chuva de meteoros é um espetáculo astronômico dos mais democráticos. Pode ser observada por qualquer pessoa que possua uma visão razoável e acesso a algum pedaço de céu.

A melhor maneira de observar uma chuva de meteoros durante uma quarentena é ficando em casa. Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu. De preferência um local escuro ou o mais escuro possível. 

Não é preciso ter telescópios, câmeras e nenhum equipamento especial. Basta ter disposição para perder algumas horas de sono e olhar para o céu.


Meteoros e Chuvas de Meteoros
Um meteoro, popularmente conhecido como 'estrela cadente', nada mais é do que um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa nossa atmosfera em altíssima velocidade.

Aqui no Brasil, quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros terá chance de ver. Pessoas em Roraima ou Amapá, em condições ideais poderão observar até 15,3 meteoros por hora. 

Em Brasília, serão até 11,6, no Estado de São Paulo, 9,9 e para os moradores do extremo Sul do Rio Grande do Sul, apenas 7,2 meteoros por hora.