Programa busca produção de políticas públicas, entre elas a preservação do meio ambiente - Foto: Toni Oliveira / O Movimento
Sem políticas públicas efetivas que vão desde saneamento básico e preservação hídrica até a conscientização dos cidadãos, a cidade de Pirassununga terminou apenas na 277ª posição do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que estabelece tarefas e atribui notas aos municípios de acordo com o desempenho obtido a cada ano.

A entrega dos prêmios Franco Montoro às cidades líderes do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, ocorreu nesta manha de quinta-feira (5). O evento foi realizado no auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

Ao todo, 92 cidades receberam certificação por notas também acima de 80 pontos e 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100. São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral, totalizando 97 pontos, seguida por Bragança Paulista (94,74) e Novo Horizonte (94,23). 

O ranking é lançado anualmente, analisando o desempenho e o comprometimento das cidades conforme as diretrizes estipuladas pelo programa. No total, 613 cidades participaram da edição que avaliou programas e iniciativas ambientais realizadas ao longo de 2019. Confira aqui a relação completa das cidades participantes. 


VerdeAzul – O programa, fundado em 2007 pela secretaria de Estado do Meio Ambiente, apoia a gestão ambiental, incentivando ações e trabalhos de políticas públicas, em busca da melhoria na qualidade de vida da população.

Para participar da iniciativa, cada município paulista deve enviar um relatório detalhado das atividades realizadas em conjunto com todas as secretarias, comprovando que respeita as leis de meio ambiente e que possui uma gestão ambiental de qualidade.


Além do apoio na execução de políticas ambientais, a certificação no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição). Da redação Toni Oliveira - O Movimento / É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo )

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Pirassununga On no WhaTsApp (19) 9 8294-5155