Divulgação Fiocruz
Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (5), o Ministério da Saúde confirmou oito casos de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) dentro do Brasil. Destes, dois deles contraíram o vírus em território nacional.
Seis dos casos estão no Estado de São Paulo. Rio de Janeiro e Espírito Santo tiveram suas primeiras ocorrências do coronavírus confirmadas hoje. O número de suspeitas é, atualmente, 636; exames já descartaram mais de 370 possíveis vítimas.
Pela manhã, o Ministério da Saúde confirmou o quarto paciente, uma adolescente de 13 anos que não apresentou sintomas do Covid-19 até o momento. O paciente do Espírito Santo, último a ser confirmado, é uma mulher de 37 anos, com histórico de viagem para a Itália.
Há ainda um caso no Distrito Federal que testou positivo em um hospital particular e aguarda por contraprova. É uma mulher de 23 anos que viajou para a Inglaterra e Suíça entre 25 de fevereiro e 2 de março e iniciou os sintomas no dia 26 de fevereiro.
"Atualmente, todos os casos confirmados tem relação com um doente de origem, que viajou para a Itália. Este caso passou para outras duas pessoas", afirma Wanderson Kleber de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde. "Temos um caso de transmissão localizada, restrita em um núcleo familiar".