Predadores do escorpião, gambás correm risco em Pirassununga

Créditos: Olliver / Pinterest
A aparência deles pode não ser a das mais atraentes, o que faz com que sua popularidade seja bem inferior à do primo distante, o coala. Mesmo sendo considerados por muitos como visitas indesejadas, os gambás não oferecem nenhum risco à população e ainda possuem importante função: eles são excelentes eliminadores de pragas, como o escorpião.


No bairro Santa Terezinha, um gambá foi resgatado pela Policia Militar Ambiental de Pirassununga, após o animal silvestre, aparecer na  residência do Jornalista Toni Oliveira. Depois de ser resgatado pelos Policiais Ambientais o animal silvestre, foi solto em uma aréa de preservação Ambiental. 

Como muitos outros animais, os gambás são mais fofos quando são filhotes. No entanto, os adultos dificilmente conseguem cativar a afetividade das pessoas, já que para muitos se parecem com ratos gigantes. E, nos últimos anos, o surgimento deles têm aumentado em Pirassununga. Os motivos são dois: a invasão humana do habitat e a busca por alimentos.

Animal silvestre, foi resgatado em bairro de Pirassununga, pela Policia Ambiental - Foto: Toni Oliveira / Pirassununga ON
Os gambás se alimentam frutas, pequenos insetos e de aracnídeos. Eles têm hábitos noturnos, normalmente vivem em árvores e comem de tudo, inclusive escorpiões, aranhas e lagartixas,  explica o comandante da Policia Militar Ambiental, Tenente Ivo Fabiano Morais.


O gambá comum, no entanto, não oferece nenhum risco aos seres humanos. "Eles são animais lentos, não possuem veneno e a mordida dele não é agressiva", conclui Tenente Ivo. Além disso, o animal possui grande importância para a manutenção do ecossistema por ser um ótimo dispersor. 

"Maltratar ou matar gambás, ou qualquer outro animal silvestre é crime ambiental", finaliza o Tenente Ivo. A pena para essa prática prevê detenção de seis meses a um ano e multa que varia em R$ 500 reais a R$ 3.000 mil reais.( Da redação Toni Oliveira - Pirassununga ON / É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo )


Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Pirassununga On no WhaTsApp (19) 9 8294-5155


Postagem Anterior Próxima Postagem