Salão municipal de artes plásticas homenageia o artista joão carlos aggio

Foto: Divulgação  / Secretaria de Cultura e Turismo
O pirassununguense João Carlos Aggio, 82 anos, é o artista homenageado deste ano da Semana Municipal de Artes Plásticas Benedito Francisco de Oliveira, que acontece de 1 a 7 de agosto próximo, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli.

Muito cedo manifestou particular talento para o desenho. Na escola se destacava entre os alunos tirando boas notas. Num primeiro momento, manifestou a vontade de pintar em óleo, mas logo optou pela aquarela.

Em 1960, João Carlos teve uma de suas obras premiada no CIZIP - Centro Intraunidade de Zootecnia e Indústrias Pecuárias Fernando Costa -, hoje Campus Administrativo da USP.


Em São Paulo frequentou a Associação Paulista de Belas Artes, com a intuito de conhecer e se aproximar do meio artístico. Na Capital também fez propaganda por algum tempo na Escola Pan-americana de Artes.

Aquarelista por excelência, participou de diversas exposições realizadas em Pirassununga.

Em 1993, recebeu “Menção Honrosa” na Exposição de Artes Plásticas da Academia da Força Aérea. Em 2004, participou da Mostra Coletiva de Artes promovida pela Prefeitura Municipal.

Funcionário público aposentado, Aggio expôs suas obras na Semana Municipal de Artes Plásticas Benedito Francisco de Oliveira: na primeira edição, em 2007, e a terceira, em 2009, realizadas no Armazém Cultural Dito Micuim, no Centro Cultual de Eventos Dona Belila.


Na cidade de Piracicaba - SP participou de importantes exposições - em uma delas foi premiado - promovidas na Pinacoteca Miguel Dutra.

Em 2017, na cidade de Brodósqui - SP, ao participar da 42ª Semana Portinari, promovida pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari - ACAM Portinari, João Carlos Aggio conquistou o Prêmio “Destaque da Exposição”.

Em 2018, a Semana Dito Micuim de Artes Plásticas homenageou a artista Shirlei Motta. ( Informações Roberto Bragagnollo - Secretario de Cultura e Turismo )




Postagem Anterior Próxima Postagem